terça-feira, 18 de setembro de 2012

pra quê, Habib's? ;)

Há dias estava de olho num pacotinho de fermento que estava na minha geladeira e eu estava fazendo contagem regressiva para o vencimento dele, e chegou! O vencimento era amanhã e hoje eu tive que me virar e ir para a cozinha! Escolhi esfirras, abertinhas igual ao do Habib's, na verdade muito melhor né.. rs!
Enquanto assava a minha casa foi tomada por um cheiro delicioso, cheirinho de infância... poucos tem o privilégio de ter a mãe em casa, durante a infância e eu tive, graças a Deus! Minha mãe fazia muito essas esfirrinhas e foi incrível como este cheirinho me levou de volta no tempo, recordei de cada detalhe, do gostinho da esfirra e dos carinhos da minha mãe, ah! omo era bom ser criança! Pena que o tempo voa e cá estou eu com 21 anos já! 
Na verdade esse meu amor pela cozinha herdei da minha mãe, como ela ficava em casa comigo ela fazia várias coisas, assim como eu faço para a Laura hoje, e eu sempre ficava de olho! Festinha de aniversário não tinha nada comprado, era sempre ela que fazia milhares de salgadinhos, bolo e docinhos! E tudo uma delícia! Obrigada por tudo mãe, te amo! :')
Eu poderia ficar a noite toda aqui falando sobre minhas memórias gastronômicas, maaaaas.. vamos para a receita de hoje! Essa não é a receita da minha mãe, essa receita é da Palmirinha e também é fantástica!


Essa formada já está prontinha para ir pro forno! Belezinha né? rs!



Olhem como elas ficam depois de assadas! Essa receita é fácil, tem o custo baixo e tem um ótimo rendimento (renderam 40 num tamanho um pouco menor que a do Habib's)! Vale a pena!



Bora anotar??
Para fazer as Esfirras Sírias você precisará de:

Massa-
3 tabletes de fermento biológico fresco (45g)
1 colher de sopa de açúcar
250 ml de água morna
220 ml de óleo
1 colher de sopa de sal
Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Numa vasilha grande esfarele o fermento e adicione o açúcar, mexa até dissolver bem até ficar liquido. Feito isso adicione a água morna, o óleo e o sal, misture tudo e aos poucos vá adicionando a farinha de trigo! Vá mexendo com uma colher de pau e quando ficar mais firminha passe a massa para sua mesa e vá sovando até dar ponto, até soltar das mãos. Volte a massa para a tigela, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar dentro do forno por uns 35 minutos. 

Recheio de carne-500g de carne moída 
1 cebola média picada
2 tomates picados
Suco de 2 limões
1/2 maço de hortelã (eu não tinha aqui em casa e por isso não usei)
Sal a gosto
Pimenta a gosto (usei a Pimenta Síria)

O recheio é só misturar tudo, Misture com as mãos pra todo o cantinho da carne ficar bem temperadinho. Deixe na geladeira por meia hora pra pegar bem o sabor!! Passado esse tempinho, escorra todo o liquido que vai juntar no recheio, pegue um punhado do recheio e esprema com as mãos mesmo para tirar todo o excesso de liquido dessa carne. 

Tudo pronto? Agora é só montar! 
Abra a massa com um rolo até ficar na espessura de 1 cm (+-) e corte em círculos, eu usei um copo de boca larga que eu tinha, isso vai depender do tamanho que você queira sua esfirra. Corte tudo e com o auxílio de um pouco de fubá você vai moldando a esfirra. Coloque umas pitadas de fubá em cima da esfirra e vá abrindo, deixando um lugar mais baixinho no centro para acomodar a carne, coloque um punhadinho bom de carne (a carne é colocada crua mesmo, viu? Se não ela fica muito seca se cozinharmos antes! O suco de limão já colabora no cozimento dela e colocando ela crua para assar junto ela fica perfeita, úmida e muito saborosa), pincele com gema as bordinhas e pronto! É simples assim mesmo! ;)
Leve ao forno 180 graus por 20 minutos e depois aumente a temperatura para 220 graus e deixe ela dourar um pouco!
Sirva com uma pimentinha ou com o tradicional limãozinho e não precisamos de mais nada! rs!



Essa massa é mais crocantinha que a do Habib's! Mas é mil vezes mais saborosa e mais gostosa! ;)

Espero que gostem!
Bon appetit!
Beijos!

3 comentários:

  1. Hmmmmmmm, deixa eu mudar de casa que meus dites culinários mudarão também!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha isso mesmo, De!! E agora também o baby não pode passar vontade! ;)

      Excluir