quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Um clássico da confeitaria...

Quem nunca comeu uma torta de limão? Tenho certeza que todo mundo já provou uma pelo menos uma vez na vida! É um clássico, é a perfeita combinação do doce do merengue, com o azedinho do recheio e do crocante da massa! Hmmmm, salivei só de pensar! hahahahaha! 

Quando eu era menor, minha irmã Laila fazia muito isso em casa.. me lembro bem! Inclusive quando engravidei da Laura, eu assistia muito o programa da Palmirinha, que na época tinha um programa na Gazeta, minha mãe mandava eu não assistir pois eu não podia passar vontade! hahahaha! Mas não adiantava muito não e eu assistia sempre e um belo dia ela fez uma torta, que eu quase morri de vontade, salivei horrores assistindo aquela torta que tinha o nome de Torta nuvem de limão! Peloamor! Guardei essa vontade para mim e só dividi com o Henrique, que coitadinho, jamais conseguiria fazer essa torta!
Laila sempre teve um feeling muito bom, hahahaha, e sei la eu como desconfiou que eu devia estar com vontade de algo e conversou com o Henrique! E voa lá, fomos para Itu porque Laila iria fazer a receita e a tão sonhada torta iria sair da minha imaginação direto para minha barriga! hahahahahaha! Eu e Laura nem acreditávamos que iríamos comer essa torta, vi a Laila fazendo e nem aguentei esperar gelar, comi comi comi comi comi, comi de partir! Laura não iria mais nascer com cara de torta nuvem de limão! hahahahahahaha! Ela é um pouco diferente, vai chocolate branco em algum lugar, e foi a melhor torta de limão que eu já comi na vida! Muito obrigada, Laila... :')



Essa torta aqui da foto foi a primeira torta de limão que eu fiz (ela ta meio feiosinha mas ficou muito gostosa) e foi para levar num churrasco de um casal de amigos nossos!  Todo mundo amou, acabou em segundos! hahahaha! 
Tem vários tipos e jeitos de fazer essa receita, mas essa aqui é a clássica, a mais conhecida! ;)




Torta de limão - 
Massa-
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina (usei margarina)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo

Lembrando que e a minha medida de xícara é de 240 ml! 

É só misturar tudo até ficar bem liso e homogêneo. Sove bem a massa. Cubra uma assadeira de fundo falso (+- 25 cm de diâmetro)  com a massa, pode usar as mãos mesmo e faça furos com um garfo por toda a massa. Cuidado para não deixar a massa muuuuito grossa, que ai não vai ficar muito legal! Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 15, 20 minutos ou até que ela esteja bem douradinha. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio - 
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1/2 lata de suco de limão Taiti (use medida da lata de leite condensado)

Misture tudo muito bem e leve por uns 15 minutinhos para a geladeira até firmar um pouquinho. Despeja sobre a massa que já deve estar fria e leve para a geladeira enquanto prepara a decoração.

Para a decoração- 
Merengue-
4 claras
400 gramas de açúcar

Bata as claras até começar a ficar em ponto de neve, e aos poucos vá adicionando o açúcar e bata até ficar bem firme.
Decore a torta como quiser, ali na foto de cima eu espalhei o merengue por cima e com uma colher de sopa fui fazendo picos. Simples assim.. se quiser que o merengue fique douradinho, esquente o forno até ficar bem quente e coloque a torta lá até dourar um pouco o merengue. Se não quiser é só finalizar bastante raspas e pronto! Leve a geladeira e deixe gelar por no mínimo 8 horas.

Obs- Raspe a casca do limão antes de espremer o suco que usará na receita, depois de retirado o suco fica muito mais complicado retirar as raspas. Reserve para depois finalizar sua torta!

Ficaram com vontade, né? Façam ai, é uma receita tão simples e barata! ;)
Bon appetit! ;)

2 comentários:

  1. Sensacional,tão menina e com essa mão de cozinheira experiente!Parabéns! eu adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Queridona!
    Vim te pedir uma receita de um doce que me dizem que não é fácil de fazer. Não sei se você já fez, mas experimente um dia que você estiver com tempo: geléia de mocotó. É uma delícia, e eu morro de saudades de comer! Quase ninguém mais faz. :)
    Tá aí, esse é o meu pedido! E o seu blog tá lindo, dá muita fome e vontade de ir morar contigo hahahaha! Me adota? Beijos, Flavia Bellesia.

    ResponderExcluir