sábado, 6 de outubro de 2012

Nada melhor que um doce de abóbora caseiro!

Esses tempos atrás resolvi me aventurar na cozinha e fiz um doce de abóbora cremoso com coco ralado! Nunca tinha feito na vida e só tinha visto minha mãe fazendo muitas e muitas vezes na vida e por coincidência é o doce preferido do meu marido!
Abóbora é extremamente versátil..é um fruto rico em vitamina A, cálcio e fósforo, pouco calórica e pode virar sopa, há quem coma com feijão, o tradicional doce, torta, já vi também a Palmirinha fazendo uma rosca recheada com o doce cremoso com coco e até as sementes podem (e devem!) ser consumidas! E é barato! Vale a pena investir! :)
Nesse doce o cravo da índia é tão importante que a abóbora , não existe doce de abóbora sem cravo, esse gostinho faz parte do gosto característico do doce!
Para esse preparo usamos a abóbora menina (achei lindo esse nome, rs) aquela que é "pescoçuda" , tem um formato alongado e a casca dela é verde clara rajada de branco! A ideal para esse doce! ;)
Eu achava que era tão difícil de fazer, mas é o tipo de receita que misturamos, colocamos na panela, esperamos e ta pronto! Para a minha primeira tentativa ficou muito bom, me lembrou o gostinho do doce da minha mãe! E eu aaaaaaaaaamo comer esse doce com um copo de leite bem gelado! Tudo misturadinho! Hmmmmm! :9




Doce de abóbora cremoso com coco-

1 kg de abóbora lavada, descascada e cortada em cubos médios
1/2 kg de açúcar cristal
2 pauzinhos de canela (opcional)
10 cravos da índia (indíspensável, rs)
1/2 xícara de chá de coco ralado grosso

Numa panela grande coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo médio mexendo sempre até a abóbora começar a soltar água e umedecer o açúcar (não precisa colocar mais água, só o que soltar da abóbora será suficiente). Feito isso, abaixe o fogo para o mínimo, e só mexa de vez em quando. Quando a abóbora estiver desmanchando e a calda mais grossa, que leva em torno de 40 minutos, você adiciona o coco ralado e deixa cozinhar por mais uns 15 minutinhos em fogo baixo. E já ta pronto, pessoal!! Só deixar esfriar, guardar em um pote com tampa e deixar na geladeira! A validade é de 1 mês mas eu duvido que dure uma 1 semana! hahaha!!
Vale MUITO a pena! É uma delícia.. tem gostinho de infância, cheirinho de casa de vovó! E por falar nisso, meus avós maternos, que eram os mais próximos de mim, amavam! Quando eu fiz me deu até uma nostalgia,  um apertinho no coração... lembro-me como se fosse hoje da minha mãe fazendo doce de abóbora e meu vô Mané comendo com leite, do mesmo jeitinho que eu gosto! Como saudade dói, né!

Obrigada pelas visualizações do blog, me impressiona a quantidade de visitas de outros países! Muito obrigada mesmo! Agora coloquei um tradutor ali do lado para facilitar a vida dos meus leitores russos, ingleses, alemães, americanos e por ai vai! rs!
Bon appetit!
Beijos, meus queridos!

4 comentários: