terça-feira, 23 de outubro de 2012

Brigadeiros!

Brigadeiro é provavelmente o primeiro docinho que as crianças comem  na festa de um aninho de algum amiguinho! rs! Um doce brasileiríssimo, uma paixão nacional e que nasce da combinação de leite condensado + manteiga + alguma coisa! Digo "alguma coisa" porque existem brigadeiros de todas as maneiras hoje em dia.. o mais tradicional claro, o bom e velho de chocolate. Com a onda de brigadeiros gourmet, esse docinho invadiu até os casamentos mais finos, inclusive o meu! hahahahaha :P
Para quem não sabe a doceira que fez os 1.200 doces do meu casamento foi uma tal de Lais Souto, conhecem? rs! Uma trabalheira sem fim e eu só parei de fazer docinhos no sábado as 15 h e porque eu precisava me arrumar! rs! Muitos na festa vieram me perguntar quem tinha feito os doces e eu feliz da vida respondia "eu mesma" e caia o queixo de todo mundo! Não eram doces nada simples, todo muito bem feito, melhor do que  qualquer doceira da minha cidade faria e eu não tinha dinheiro para comprar de fora, e como eu sou chata e sabia que nada sairia do meu jeito, tomei coragem e resolvi botar a mão nas massas (já que que os doces do aniversário de 1 aninho da Laura também foi a mamãe que fez) quem foi entregar o presente na minha casa na sexta que antecedia meu casamento me encontrou de avental, cabelo preso e um mundo de docinhos por cima de tudo quanto é canto lá na cozinha da minha mãe, rs, nem atenção eu conseguia dar para todos, tadinhos! E fiz tudo, todas as massas, enfeites e tudo mais.. foram 4 dias de sufoco acordando cedo e dormindo muito tarde.. a Ana e a Juliana minhas madrinhas foram me dar uma mãozinha "desgrudando" forminhas! hahahaha! E obrigada mãe e Clau também.. que foram as únicas pessoas que ficaram e curtiram os preparativos do meu casamento comigo! :')
Voltaaaando para os amados brigadeiros no meu casamento eu fiz brigadeiro gourmet de chocolate amargo, de amêndoas, pistache, bombom com recheio de brigadeiro de avelãs e mais alguns!
Um dia eu aprendi que colocando uma caixinha de creme de leite junto com o leite condensado, deixava o brigadeiro muito mais gostoso e cremosinho! Então meus brigadeiros passaram a ser sempre essa mistura de leite condensado + creme de leite + manteiga  + o ingrediente que você quiser saborizar o seu brigadeiro. Esse aqui da foto é um brigadeiro gourmet de chocolate ao leite que eu fiz para rechear e cobrir alguns cupcakes! ;)



Brigadeiro de chocolate ao leite -  

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 barra de chocolate ao leite (180g)

Pique o chocolate bem pequeno e misture tudo fora do fogo. Leve a panela ao fogo e em fogo baixo mexa sempre, não pode parar de mexer para não ficar pelotas, deixe ferver até desgrudar um pouco do fundo da panela e ta pronto! Passe para um refratário e deixe esfriar e se divirta! rs! :)
Ponto de brigadeiro na verdade é uma coisa meio complicada, brigadeiro de colher não é um brigadeiro mal cozido, tem que estar no ponto de colher mesmo, que é quando começa a desgrudar do fundo da panela, depois de uns 10 minutos de fervura. Já o brigadeiro de enrolar fica uns 15 minutos no fogo, até desgrudar completamente do fundo da panela. Ah, e para fazer esses brigadeiros principalmente o de enrolar não é legal usar uma panela revestida com teflon, pois vai parecer que esta pronto antes de estar realmente pois desgruda muito fácil! :)

No lugar do chocolate ao leite vocês podem usar a mesma quantidade do chocolate branco, o meio amargo, o amargo, ou o próprio chocolate em pó, o Nesquik de morango (Bicho de pé) ou 100 g de nozes trituradas ou qualquer outra castanha que queira usar.
Para o brigadeiro de limão é só cozinhar o leite condensado com a manteiga e o chocolate braco e quando já estiver pronto e fora do fogo você acrescenta o suco de um limão taiti. Quer fazer um brigadeiro de caipirinha? Nessa mesma receita do brigadeiro de limão é só acrescentar duas colheres de sopa de vodka ou cachaça junto com o suco de limão e misturar bem.
O de maracujá é a mesma coisa, depois de cozinhar o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco, quando desligar o fogo acrescente 1/2 xícara de chá de suco concentrado de maracujá e mexa bem.
* Nesses brigadeiros que vão coisas muito ácidas eu não uso o creme de leite pois ele pode talhar um pouquinho.
O brigadeiro de paçoca é só cozinhar o leite condensado com a manteiga até o ponto desejado e quando tirar do fogo, você esfarela 2 paçoquinhas e mistura bem. Isso vira um ótimo recheio para bolo também!

Obs- O creme de leite de CAIXINHA pode ir para o fogo junto com o leite condensado mesmo que ele não talha em temperaturas altas, o de latinha talha e não da para usar, ok? ;)

Tudo pronto? Pega uma boa colher ou enrole e use o confeito que quiser e se divirta!

Desculpem o texto imenso, mas brigadeiro não é tão simples quanto parece! rs!
Espero que gostem!
Bon appettit!
Beijão!

4 comentários:

  1. Bela aula! Vou fazer eu amo suas receitas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. meu deus.. serio, muita dedicaçao mesmo! pq eu nem sequer consigo imaginar mminha casa com 1200 docinhos.. ainda mais, sem eu atacar todos previamente..haha.. parabens pelo seu grande feito!..a proposito.. sou viciaadaaa em brigadeiros! ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. O meu brigadeiro de limão e maracujá talha. Sigo a receita com chocolate branco, manteiga e leite condensado, levando ao fogo e mexendo até dar ponto de cambalhota e assim coloco o suco de limão taiti, mas talha...o que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir