quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Strogonoff de frango light!


Boa noite, meus queridos!!! Como estão? =)
O mundo anda de dieta e eu tenho várias amigas de dieta e ultimamente tenho me interessado em pesquisar receitas mais leves para mim e para vocês! 
E faz dias que estou olhando minha geladeira e enxergando dois potinhos de iogurte natural, o tempo ta passando a validade acabando e eles continuam lá.. mas hoje eu dei um jeito, dei uma garimpada na internet em busca de uma receita "milagrosa" com iogurte natural e nada! Porééééém, lembrei-me que um dia eu assisti a Ana Maria Braga fazendo um strogonoff que substituía o creme de leite pelo iogurte natural e pimba, achei tudo, me organizei e comecei a fazer! 
Na verdade não muda muita coisa pro nosso strogonoff tradicional, só trocamos o monte de manteiga por um fio de azeite e o creme de leite por uma mistura de iogurte natural. Não contei para o meu marido que tinha mudado a receita e deixei ele e minha filhinha de 2 aninhos comerem a vontade e como comeram viu! rs! Perguntei se ele tinha notado alguma diferença e ele disse que não! Vejam bem, então realmente ficou perfeito e muito gostoso! Amigas de dieta, animem-se!
O gosto é um pouquinho diferente, eu percebo porque eu entendo bem dessas coisas, mas o meu marido nem notou.. tudo que tem menos gordura não tem exatamente o mesmo sabor, óbvio. Mas eu provei e aprovei, gostei muito!


Anotem essa receita e façam, vale muito a pena!
Strogonoff de frango com iogurte natural - 

1 peito de frango médio cozido e desfiado (eu não costumo usar caldo de galinha pra cozinhar meu frango, Na panela de pressão eu coloco água até cobrir o peito de frango, coloco sal, 3 dentes de alho com casca mesmo, 1 cebola cortada ao meio e uma cenoura cortada ao meio também, é só colocar lá e botar para cozinhar, é muito mais saudável, pois não usamos aqueles terríveis caldinhos prontos. Depois é só desprezar os pedaços, o caldo fica com um sabor incrível e com pouca gordura. Se acrescentarmos um talo de salsão e uma xícara de vinho branco nesse caldo ele ficará perfeito para fazer risoto.)
1 fio de azeite
1 cebola média picada
3 dentes de alho grandes picados
4 colheres de sopa de conhaque
5 conchas do caldo do cozimento do frango
1 xícara de ketchup
1 colher de sopa bem cheia de mostarda
2 colheres bem cheias de amido de milho dissolvidas num pouco do caldo do frango
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 gema
2 potes de iogurte natural ou 340 ml
1/4 de xícara de leite
1 xícara de champignon (opcional, eu não gosto e por isso não usei)

Numa panela grande coloque o fio de azeite e doure a cebola com o alho, adicione o frango e frite um pouco. Coloque as 5 conchas do caldo do frango, o ketchup, a mostarda, o conhaque, a pimenta e o sal. Deixe ferver até pegar bem o gosto, por uns 25 minutos mais ou menos no fogo baixo. Feito isso dissolva o amido de milho num pouco de caldo e despeje no frango, mexa té engrossar e deixe ferver mais um pouco.
Numa tigela misture muito bem a gema, com o iogurte e o leite e despeje no strogonoff, mexa bem, acerte o sal e sirva.

Obs- Se sentirem que o gosto esta muito azedinho, podem colocar uma pitadinha de açúcar que funciona muito bem, assim como no molho de tomate. Podem por não tem problema nenhum! ;)

Segundo a Ana Maria uma concha do strogonoff comum tem 380 calorias e esse aqui tem 120 calorias! Ou seja, um sonho mesmo! hahahahaha!
Não é para comer todos os dias, claro, mas quando bate aquela vontade de uma comidinha bem gostosa essa é uma boa opção para não enfiar o pé na jaca de vez! rs!
Eu guarneci o meu strogonoff com arroz integral e uma cenoura cortada em rodelas bem fininhas, a cenoura é bem legal porque substitui o crocante da batata palha, é muito gostosa também e muito mais saudável e combina muito!

Espero que gostem e façam mesmo!!
Bon appetit!
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário