terça-feira, 6 de novembro de 2012

Donuts!

Perdoem o meu sumiço! hahahahahaha! Que saudade do meu querido blog e de vocês! rs! Voltei de viagem, já estou em casa, meu dedo já sarou e eu voltei para a minha rotina gastronômica! ;)
E para voltar em grande estilo passarei a receita de donuts do Chef Rogério Shimura para vocês! Testei essa receita no dia das crianças e deu o mais certo possível! Perfeito, impossível de comer um só, além na alegria de deixar a minha filha decorar e se melecar de chocolate! Diversão mais gostosa do mundo! Ela amou fazer e comer, claro! Meu marido não é criança mas é o formigão da casa também curtiu muito.. 
A receita rendeu 10 donuts bem grandes, até grandes demais, a massa cresce bem e eu me esqueci desse detalhe! rs!
Parece difícil, né? Mas garanto que não é! 
O complicadinho é que toda a receita do Chef Shimura é passada em peso, e não nas nossas medidas tradicionais como xícara, colheres e tudo mais.. eu tenho uma balança digital aqui e consegui fazer de boa, mas vou tentar simplificar ao máximo para ajudar vocês! 

Para fazer esse Donuts dos Deuses você precisará de:

300 g de farinha de trigo (Aproximadamente uma xícara e meia)
105 ml de água em temperatura ambiente
18 g de fermento biológico fresco (aproximadamente uma colher de sopa meio rasa)
60 g de ovo ( É só usar 1 unidade daquele ovo bem grande, o jumbo)
30 g de manteiga ( 1 colher de sopa bem cheia)
3 g de sal (1 pitadinha)
45 g de açúcar de confeiteiro (2 colheres de sopa cheias)
3 g de essência de baunilha (1 colher de café)

Cobertura -

2 barras de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
Confeitos de sua preferência

Para a ganache é só derreter o chocolate no micro-ondas, sempre de 30 em 30 segundos e mexendo até derreter por completo e adicionar o creme de leite, misturar bem e deixar descansar.
- Quem tiver a balança em casa faça pelas medidas mesmo, quem não tiver faça pelas minha medidas que também dará certo! rs!
- Medida de xícara de 240 ml 

Comece a massa utilizando método que na confeitaria chamamos de indireto e faça uma esponja com um terço da farinha de trigo, o fermento e a água. Misture tudo com uma colher e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. Após esse tempo, misture todo o restante dos ingredientes até ficar uma massa bem homogênea e deixe descansar novamente por mais 30 minutos. Feito isso abra a massa com um rolo sobre uma superfície untada com óleo até ficar com mais ou menos 1.5 cm de espessura. Use um cortador redondo de 8 cm, caso não tenha pode usar a boca de uma xícara, qualquer coisa redonda que queria e faça como quiser mais um círculo (2.5 cm)  no meio, ficará um anel de massa. Coloque em uma assadeira untada com óleo e deixe fermentar por 20 minutos. 


 Frite em óleo limpo e não muito quente, pois o centro do donuts precisar cozinhar.. como se fosse um bolinho de chuva mesmo, se fritar em óleo muito quente ela dourará muito rápido e ficará crua por dentro. Escorra em papel toalha, deixe amornar e se divirta com a decoração!
Eu seguro o donut e "mergulho" metade dele no ganache, jogo um confeito e pronto! É só se deliciar! :9
Olhem que lindo que ficou!! O sabor não ficou nada atrás, viu? ;)
Esses confeitos são super fáceis de encontrar hoje em dia, são da marca Mavalério e são super em conta e ficam lindíssimos em qualquer decoração!!



Ímpossivel não lembrar do Homer Simpson né? hahahahahahaha!
Obrigada aos novos visitantes de Israel que todos os dias aparecem por aqui!! É o Lá em casa se espalhando pelo mundo! :)
Bon Appetit! 
Beijão!


Um comentário: