segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cupim assado!

Não sou uma pessoa muito "carnívora", rs, tanto que essa será a primeira receita de carne que postarei aqui, mas de vez em quando eu tenho uma vontade incontrolável de comer uma boa carne.. e ontem foi um dia desses! Nossa, que vontade louca e meu marido, que é um anjo foi atrás de algo para eu usar meus dotes culinários e botar a mão na massa! No supermercado ele achou um pedaço de cupim pequeno, afinal somos só nós dois que comemos carne, e ele estava na promoção! Perfeito! Achamos a carne e comecei a pensar no que fazer com ela!
Resolvi temperar do meu jeito e deixei marinando de um dia pro outro para pegar bem o tempero e deu certo! Ficou muuuuuuuuuuuuuuuuuuito gostoso e bem  macio, desfiando!


Postei essa foto no meu facebook e uma grávida muito querida, a Maria Paula disse ter ficado com vontade, ai ai ai ai ai não pode deixar uma grávida com vontade, não é? Já que eu não posso fazer esse prato para ela, eu posto aqui a receita para que ela possa fazer e se deliciar! ;)

Olha aí, Maria, é fácil fácil de fazer!

Cupim de forno-

Uma peça de cupim (a minha era bem pequena, tinha aproximadamente 1,2 kg)

Temperos da carne-
6 dentes de alho picadinhos
4 colheres de sopa de molho Shoyu
5 colheres de sopa de molho inglês
50 ml de vinho branco seco
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sobremesa de sal grosso
Pimenta do reino e sal refinado a gosto

É só ir colocando os temperos na carne e ir esfregando os temperos para que o sabor pegue bem, faça alguns furos na peça com a ponta da faca para que o tempero possa chegar até o miolo da peça. A quantidade de liquido da receita não é o suficiente para cobrir a peça com o tempero, então quando você estiver acordado, de 2 em 2 horas você vai virando a peça para que os dois lados fiquem com o mesmo sabor. Feito isso, cubra bem a tigela com papel filme e leve para a geladeira. 12 horas depois (o ideal é temperar a noite para na manhã do dia seguinte já podermos usar) coloquei um bom fio de azeite numa assadeira e coloquei a carne, cobri muito bem com papel alumínio, não pode deixar nem um buraquinho para o vapor não escapar, eu cobri três vezes para garantir, e levei ao forno médio (180-200 graus) por aproximadamente 1 hora e 30 minutos coberto, retiro do forno rego com o caldo que soltou da carne e volto para o forno por mais uns 10 minutinhos em temperatura bem alta (290 graus) sem o papel alumínio para dourar um pouco. Claro que os nossos fornos não são iguais, então você só vai retirar o papel alumínio quando espetar um garfo e sentir que a carne está bem macia, isso pode levar 45 minutos, 1 hora, 1 hora e meia ou até 2 horas, só retire o papel alumínio quando estiver bem macio mesmo.
Lembrando que tudo isso é para uma peça de cupim pequena, ok? Se for uma peça maior você capricha mais nos temperos e o esquema do forno será sempre o mesmo!
Não precisamos de uma churrasqueira para comer um bom cupim!
Acompanha muito bem uma farofinha, uma boa maionese e o nosso arroz e feijão de todos os dias que não pode faltar! Ah, e uma saladinha para a consciência pesar menos! hahahaha!
Maria, por favor mate sua vontade e eu espero que goste! ;)

Bon appetit!!
Rumo a 8 mil visualizações do blog! OBRIGADA!
Beijão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário