quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Arroz de lula

Boa noite, meus queridos! Ando com a cabeça a mil planejando o aniversário da Laura, eu sei eu sei.. será só em abril, mas mãe é mãe e toda mãe quer o que há de melhor para os filhos, principalmente quando essa mãe fará os docinhos e as comidinhas desse aniversário! rs!
Então perdoem-me o meu pequeno sumiço, mas sempre virei aqui atualizar meu blog para vocês!! ;)
E hoje eu escolhi uma receita que fiz para agradar meu marido, rs, ele ama frutos do mar.. eu particularmente não gosto nadinha de nada, mas se ele gosta, então eu faço!
Essa receita eu vi no programa "Que Marravilha" do GNT, o Chef é o Claude Troisgros, que eu até já comentei dele aqui no blog e eu o adoro, quando ele fala "crééééém de leche" com todo aquele sotaque português afrancesado ou seria francês aportuguesado (?) é impossível não rir! hahahahahaha! Testei a receita e pelas caras do meu marido provando a receita, posso garantir que fica sensacional! rs!
A lula não é um prato muuuuuito barato, mas hoje em dia já achamos ela congelada, limpa e já cortada em anéis, bem prático e uma vez ou outra não mata ninguém! rs! Ela tem dois métodos de cozimento, o primeiro que é igual o camarão, é muito rápido, uma salteada na panela já basta, se não ela fica borrachuda mesmo, parecendo chiclete, horrível. E tem também o método demorado, que é o que faremos hoje, cerca de 20 minutos de cozimento deixa ela no ponto também! Engraçado né? Ou ela fica boa muito rápido, ou demora um pouquinho.. o meio termo não é legal não!
A única coisa diferente que vai nessa receita é a própria lula, o resto são ingredientes comuns que normalmente temos em casa!
A consistência e a aparência são de um risoto, mas não é não! É um arroz de lula mesmo, feito com o nosso arroz branco normal! Mas é uma ótima base para risoto, é só substituir o arroz pelo arbóreo e ir mexendo e adicionando caldo como fazemos em qualquer risoto.


Anote essa receita! Para esse arroz de lula usamos:

4 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola picadinha (usei a roxa que é mais adocicada, mas podem usar a branca comum)
3 dentes de alho picadinhos
1 pimenta dedo-de-moça bem picadinha
1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos
400 g de lula limpa e cortada em anéis
1 colher de sopa rasa de urucum ou colorau
150 g de arroz
2 folhas de louro
80 ml de vinho branco seco
150 ml de molho de tomate
250 ml de água
5 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
Sal a gosto
Salsinha também a gosto

Numa panela aqueça o azeite e doure a cebola com o alho até murchar bem. Adicione a pimenta dedo de moça e logo em seguida já acrescente os anéis de lula, deixe fritar uns 2 minutos, coloque uma pitada de sal (cuidado com o sal, a lula já é um pouco salgada). Feito isso comece a colocar os líquidos, coloque o vinho branco e o molho de tomate, misture tudo e adicione a cenoura (tem que ser agora para ela não cozinhar demais e perder a consistência), o louro, o colorau, o arroz e mexa bem. Coloque a água, em temperatura ambiente mesmo, e abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais ou menos 15-20 minutos. Para finalizar coloque a manteiga e o creme de leite, mexa bem. Acerte o sal de acordo com o seu gosto e sirva bem quentinho com um pouquinho de salsinha para decorar e pronto!

Para quem gosta de lula isso aqui é uma bela pedida! ;)
Bon appetit e bom feriadão para nós!
Beijo!!!!!

3 comentários: