terça-feira, 30 de outubro de 2012

Gelatina colorida nem tão colorida assim! rs!

Esse calor está fritando meus neurônios, só pode! To sem inspiração nenhuma para escrever por aqui!! Mas mesmo assim passarei uma receitinha bem fácil para vocês!! Ahh e refrescante também! ;)
No título eu disse que não é tão colorida porque eu só tinha 4 pacotinhos de gelatina em casa, aí nem ficou tão bonitona assim, mas ficou muito gostosa!
Essa receita leva tempo, pois precisa gelar bem. O ideal mesmo é fazer de um dia para o outro!



Para fazer essa gelatina colorida você precisará de:

6 pacotes de gelatina (minha sugestão é os sabores morango, uva, limão, abacaxi ou maracujá, tutti frutti, e framboesa)
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor 

Comece fazendo as gelatinas com metade da quantidade da água  que é pedida na embalagem, geralmente eles pedem 250 ml de água fervente e 250 ml de água gelada, mas você usará só 125 ml de cada. Disponha em travessas (as retangulares são melhores, facilitará na hora de cortar em cubos) e leve para levar até firmar muito bem. Feito isso, corte as gelatinas em cubos médios (quanto mais firme a sua gelatina estiver mais bonito será o resultado final pois os cubos ficaram mais certinhos) e reserve.
Hidrate a gelatina colorida como o fabricante manda, geralmente são 5 colheres de sopa de água, mistura tudo e leva por 15 segundos no micro-ondas, e no liquidificador você bate essa gelatina hidratada, as latas de leite condensado e as caixas de creme de leite, bate somente até misturar tudo e ficar homogêneo. Escolha um travessa grande e misture todos os cubos de gelatina e logo em seguida já despeje essa mistura de leite condensado por cima. Mexa delicadamente e leve para gelar de um dia para o outro.
Prontinho, é só servir! Não tem criança e nem adulto que resista a essa tentação! rs! :)

Bon appetit!
Beijão!





sábado, 27 de outubro de 2012

Brownie Pac Man!

Essa semana me pediram muito essa receita de brownie de negresco e cá estou eu para compartilhar com vocês! Eu assisti essa receita num vídeo do Rolê gourmet, testei em casa e amei! Nem ia postar no blog por isso nem tenho fotos do processo todo, só do produto final, mas ta bom também! ;)
Vão poucos ingredientes, não tem segredo e é feito de um jeito muito prático, sujamos somente uma panela e a batedeira! E fica pronto rapidinho ainda! ;)
No vídeo que eu tirei essa receita o Otavio cortava o brownie nesse formato de pac man e eu achei tão lindo que resolvi copiar tudo! Laura achou um máximo e o desenho não durou 5 minutos nas mãos dela! hahahaha!
Ele leva um pouquinho de café  na massa, tem um sabor marcante que combina perfeitamente com uma boa bola de sorvete de creme! Hmmm!



Brownie Pac Man - 

6 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal
450 g de chocolate amargo (usei um 55% de cacau, tem que ser o amargo ou o meio amargo, se optar pelo meio amargo pode diminuir a quantidade de açúcar para 300 g)
400 g de açúcar de confeiteiro
6 ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa bem rasa de café solúvel em pó (tipo Nescafé, mas esse item é opcional)
1 pacote de bolacha Negresco quebrada com as mãos em pedaços grandes e com o recheio

Quantidade necessária de sorvete de creme para servir.

Numa panela grande coloque o chocolate picado e a manteiga e leve direto para o fogo bem baixo e não pare de mexer até que esteja bem derretido. Feito isso adicione o açúcar de confeiteiro e misture bem, vocês perceberão que ficará uma massa bem densa, coloque essa mistura na tigela da batedeira e bata em velocidade média até misturar muito bem...  Desligue a batedeira e numa tigela a parte quebre e bata ligeiramente os 6 ovos. Ligue a batedeira novamente e despeje os ovos e deixe bater somente até misturar tudo e formar uma massa homogênea.
Misturou tudo pode parar de bater e com uma espatula adicione a essência de baunilha, o café solúvel e a bolacha Negresco em pedaços, incorpore tudo a massa e tá pronto! Unte a assadeira de tamanho médio com bastante manteiga, despeje a massa e leve ao forno médio (cerca de 180, 200 graus) por uns 20-25 minutos (o tempo é meio relativo aqui, se gostar do brownie com o meio bem mole deixe isso ou se gostar dele mais cozido deixe um pouco mais, só não deixe muito pois por ter muita gordura ele vira um biscoito dentro do forno). O brownie é um bolo mais úmido mesmo, o centro dele fica mais molinho.. então quando formar uma casquinha por cima e o palitinho sair um tanto úmido pode retirar do forno. Um truque bom pro brownie ficar bem gostoso é levar para o freezer assim que tiramos do forno, direto meso, o frio extremo do freezer interrompe o cozimento deixando seu brownie no ponto certinho. ;)
Siva da maneira que desejar só não esqueça o sorvete de creme!!

Obs-> Talvez vocês não encontrem o açúcar de confeiteiro, caso não encontrem vocês podem medir a quantidade no açúcar refinado e bater esse açúcar refinado no liquidificador por alguns minutos. Vocês perceberão que ficará um açúcar mais fino, um pó mesmo. Mas se encontrarem compensa comprar, não é caro e economiza tempo e sujeira! rs!
-> Essa mesma base da receita você pode usar para fazer um brownie tradicional. Só retirar o café e a bolacha Negresco e substituir por 1 xícara de nozes picadas grosseiramente.

Espero que gostem!
Rumo a 5 mil visualizações do blog, pessoal! OBRIGADA!
Bon appetit! Sempre!
Beijos!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coquinho crocante para a mamãe! rs!

Boa noite, meus queridos! Como estão? Andei meio sumida, né? É que cortei meu dedo com uma faquinha sem vergonha e sem ponta acreditam? hahahahahaha! Levei até ponto e por isso estou de férias da cozinha! rs!
Mas como tenho umas receitas acumuladas que ainda não dividi com você vou postando essas até a dor melhorar e eu poder literalmente colocar a mão na massa de novo! =]
Vou postar a receita causadora do meu machucado mas que eu assim sim fiz com muito amor, pois foi um pedido da minha mãe! Se eu disser que essa receita não dá trabalho eu estarei mentindo, pois tem o bendito coco para descascar! ahahahahahaha! Minha mãe me contou que tem que queimar o coco ainda fechado na boca do fogão, deixar bem queimadinho mesmo até ficar preto que a "carne" do coco soltará mais fácil.. eu não sabia e não fiz isso e por isso me lasquei! Vocês façam isso ai direitinho! hahaha!




 Vão poucos ingredientes e é aquela delícia que todo mundo sabe! Se não sabe corra pra algum lugar comprar ou faça que também vale muito a pena!
Eles ficaram bem sequinhos e bem crocantes, mas a crocancia dele dura um dia, pois é feito de açúcar e ainda mais nesse calor o açúcar tende a melar um pouquinho.

Para fazer esse Coquinho Crocante você precisará de:

1 coco cortado em cubos de mais ou menos 1 cm com  aquela casquinha marrom que vem grudada na parte branca.
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sobremesa rasa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de água

*Medida de xícara de 240 ml

Misture tudo fora do fogo e ai sim leve para cozinhar em fogo baixo e mexendo sempre até ele açucarar bem. Demora um pouquinho, cerca de 10 minutos no fogo baixo. Você vai perceber que todo esse liquido que aparece aqui na foto vai começado a secar e dai ele vai começar a açucarar.


Quando açucarar na panela, despeje os coquinhos numa assadeira, espalhe e leve para o forno, o mais baixinho que tiver por no máximo 10 minutos, ok? Com isso ele vai dar mais uma secadinha e ficará assim:


Deixe esfriar e se divirta!! Se consumir no dia ele ficará ainda mais gostoso e crocante! ;)

Espero que tenham gostado, essa receita me deu uma dor danada! hahahahahahaha!
Bon appetit!
Beijos!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Brigadeiros!

Brigadeiro é provavelmente o primeiro docinho que as crianças comem  na festa de um aninho de algum amiguinho! rs! Um doce brasileiríssimo, uma paixão nacional e que nasce da combinação de leite condensado + manteiga + alguma coisa! Digo "alguma coisa" porque existem brigadeiros de todas as maneiras hoje em dia.. o mais tradicional claro, o bom e velho de chocolate. Com a onda de brigadeiros gourmet, esse docinho invadiu até os casamentos mais finos, inclusive o meu! hahahahaha :P
Para quem não sabe a doceira que fez os 1.200 doces do meu casamento foi uma tal de Lais Souto, conhecem? rs! Uma trabalheira sem fim e eu só parei de fazer docinhos no sábado as 15 h e porque eu precisava me arrumar! rs! Muitos na festa vieram me perguntar quem tinha feito os doces e eu feliz da vida respondia "eu mesma" e caia o queixo de todo mundo! Não eram doces nada simples, todo muito bem feito, melhor do que  qualquer doceira da minha cidade faria e eu não tinha dinheiro para comprar de fora, e como eu sou chata e sabia que nada sairia do meu jeito, tomei coragem e resolvi botar a mão nas massas (já que que os doces do aniversário de 1 aninho da Laura também foi a mamãe que fez) quem foi entregar o presente na minha casa na sexta que antecedia meu casamento me encontrou de avental, cabelo preso e um mundo de docinhos por cima de tudo quanto é canto lá na cozinha da minha mãe, rs, nem atenção eu conseguia dar para todos, tadinhos! E fiz tudo, todas as massas, enfeites e tudo mais.. foram 4 dias de sufoco acordando cedo e dormindo muito tarde.. a Ana e a Juliana minhas madrinhas foram me dar uma mãozinha "desgrudando" forminhas! hahahaha! E obrigada mãe e Clau também.. que foram as únicas pessoas que ficaram e curtiram os preparativos do meu casamento comigo! :')
Voltaaaando para os amados brigadeiros no meu casamento eu fiz brigadeiro gourmet de chocolate amargo, de amêndoas, pistache, bombom com recheio de brigadeiro de avelãs e mais alguns!
Um dia eu aprendi que colocando uma caixinha de creme de leite junto com o leite condensado, deixava o brigadeiro muito mais gostoso e cremosinho! Então meus brigadeiros passaram a ser sempre essa mistura de leite condensado + creme de leite + manteiga  + o ingrediente que você quiser saborizar o seu brigadeiro. Esse aqui da foto é um brigadeiro gourmet de chocolate ao leite que eu fiz para rechear e cobrir alguns cupcakes! ;)



Brigadeiro de chocolate ao leite -  

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 barra de chocolate ao leite (180g)

Pique o chocolate bem pequeno e misture tudo fora do fogo. Leve a panela ao fogo e em fogo baixo mexa sempre, não pode parar de mexer para não ficar pelotas, deixe ferver até desgrudar um pouco do fundo da panela e ta pronto! Passe para um refratário e deixe esfriar e se divirta! rs! :)
Ponto de brigadeiro na verdade é uma coisa meio complicada, brigadeiro de colher não é um brigadeiro mal cozido, tem que estar no ponto de colher mesmo, que é quando começa a desgrudar do fundo da panela, depois de uns 10 minutos de fervura. Já o brigadeiro de enrolar fica uns 15 minutos no fogo, até desgrudar completamente do fundo da panela. Ah, e para fazer esses brigadeiros principalmente o de enrolar não é legal usar uma panela revestida com teflon, pois vai parecer que esta pronto antes de estar realmente pois desgruda muito fácil! :)

No lugar do chocolate ao leite vocês podem usar a mesma quantidade do chocolate branco, o meio amargo, o amargo, ou o próprio chocolate em pó, o Nesquik de morango (Bicho de pé) ou 100 g de nozes trituradas ou qualquer outra castanha que queira usar.
Para o brigadeiro de limão é só cozinhar o leite condensado com a manteiga e o chocolate braco e quando já estiver pronto e fora do fogo você acrescenta o suco de um limão taiti. Quer fazer um brigadeiro de caipirinha? Nessa mesma receita do brigadeiro de limão é só acrescentar duas colheres de sopa de vodka ou cachaça junto com o suco de limão e misturar bem.
O de maracujá é a mesma coisa, depois de cozinhar o leite condensado, a manteiga e o chocolate branco, quando desligar o fogo acrescente 1/2 xícara de chá de suco concentrado de maracujá e mexa bem.
* Nesses brigadeiros que vão coisas muito ácidas eu não uso o creme de leite pois ele pode talhar um pouquinho.
O brigadeiro de paçoca é só cozinhar o leite condensado com a manteiga até o ponto desejado e quando tirar do fogo, você esfarela 2 paçoquinhas e mistura bem. Isso vira um ótimo recheio para bolo também!

Obs- O creme de leite de CAIXINHA pode ir para o fogo junto com o leite condensado mesmo que ele não talha em temperaturas altas, o de latinha talha e não da para usar, ok? ;)

Tudo pronto? Pega uma boa colher ou enrole e use o confeito que quiser e se divirta!

Desculpem o texto imenso, mas brigadeiro não é tão simples quanto parece! rs!
Espero que gostem!
Bon appettit!
Beijão!

sábado, 20 de outubro de 2012

Pudim de padaria!

Meu pai adora pudim! E recentemente meus pais vieram me visitar e o que fiz para eles comerem de sobremesa?  Um pudim de padaria! O preferido do meu pai ERA o pudim de leite condensado, mas hoje em dia o preferido dele é o meu pudim de padaria! hahahahaha! Senti muito orgulho de mim mesma! 8)
Toda vez que ele comia um pedaço ele perguntava "Aonde você comprou esse pudim, filha?" E eu toda vez "Fui eu que fiz, paieeee!" e ele "nossa, filha! Ta muito bom!" hahahahahaha!  Minha mãe também me elogiou muito! Fico muito feliz quando agrado alguém, imaginem então quando agrado meus pais! rs! No outro dia antes de irem embora minha mãe pediu sabem o que??? Uma marmitinha de pudim! hahahahaha!
Assim como todo pudim ele é muito fácil de bater e só toma bastante tempo no forno. E quem fala "aaaah mas forno gasta muito gás!" Gasta nada, o que gasta muito gás é chuveiro a gás! Eu faço muita coisa assada todo mês e minha conta de gás vem 25 reais! :)

Olhem que lindo que ficou!! E para dar um efeito mais bonitinho na foto eu fiz um arabesco de caramelo e coloquei junto com ele! Logo na foto dá para perceber que ele não fica duro e seco e sim muito cremoso! :)


É muito gostoso, vale muito a pena anotar e fazer essa delícia!

Pudim de padaria - 

500 ml de leite
3 ovos grandes
500 g de açúcar
5 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de queijo ralado
200 g de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional, eu não usei)

Para o caramelo - 

2 xícaras de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água

A minha xícara tem a medida de 240 ml.

Comece fazendo o caramelo que é só misturar tudo numa panela fora do fogo. Leve ao fogo baixo e não mexa mais, pois pode açucarar. Se quiser mexer mesmo assim, rs, mexa a penela, em movimentos circulares sem colocar colher nenhuma na mistura. Quando atingir uma cor dourada bonita, retire do fogo e despeje na forma que desejar. Reserve.
No liquidificador bata o leite com os ovos por uns 5 minutos até misturar bem. Adicione o açúcar, o queijo, a essência de baunilha se desejar  e o coco e bata mais um pouco e por ultimo adicione a farinha e bata até obter uma mistura homogênea.
Despeje na forma caramelizada e leve ao forno em banho maria (só colocar essa assadeira com o pudim uma assadeira maior e despejar água quente na maior até cobrir mais ou menos metade da forma de pudim.) em forno pré aquecido a 200 graus. O tempo é muito relativo mesmo, o meu ficou quase 2 horas, mas quando estiver firme e quando espetar um palito e sair limpo ta pronto! Desenforme ainda quente, senão depois ele não sairá da forma, ok?

É DI-VI-NO! Se meu pai trocou o bom e velho pudim de leite condensado de uma vida por esse aqui.. podem acreditar que é muito bom! rs! ;)
Uma das receitas que eu mais me orgulho de ter acertado! :)

Bon appetit!
Beijos!!





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Strogonoff de frango light!


Boa noite, meus queridos!!! Como estão? =)
O mundo anda de dieta e eu tenho várias amigas de dieta e ultimamente tenho me interessado em pesquisar receitas mais leves para mim e para vocês! 
E faz dias que estou olhando minha geladeira e enxergando dois potinhos de iogurte natural, o tempo ta passando a validade acabando e eles continuam lá.. mas hoje eu dei um jeito, dei uma garimpada na internet em busca de uma receita "milagrosa" com iogurte natural e nada! Porééééém, lembrei-me que um dia eu assisti a Ana Maria Braga fazendo um strogonoff que substituía o creme de leite pelo iogurte natural e pimba, achei tudo, me organizei e comecei a fazer! 
Na verdade não muda muita coisa pro nosso strogonoff tradicional, só trocamos o monte de manteiga por um fio de azeite e o creme de leite por uma mistura de iogurte natural. Não contei para o meu marido que tinha mudado a receita e deixei ele e minha filhinha de 2 aninhos comerem a vontade e como comeram viu! rs! Perguntei se ele tinha notado alguma diferença e ele disse que não! Vejam bem, então realmente ficou perfeito e muito gostoso! Amigas de dieta, animem-se!
O gosto é um pouquinho diferente, eu percebo porque eu entendo bem dessas coisas, mas o meu marido nem notou.. tudo que tem menos gordura não tem exatamente o mesmo sabor, óbvio. Mas eu provei e aprovei, gostei muito!


Anotem essa receita e façam, vale muito a pena!
Strogonoff de frango com iogurte natural - 

1 peito de frango médio cozido e desfiado (eu não costumo usar caldo de galinha pra cozinhar meu frango, Na panela de pressão eu coloco água até cobrir o peito de frango, coloco sal, 3 dentes de alho com casca mesmo, 1 cebola cortada ao meio e uma cenoura cortada ao meio também, é só colocar lá e botar para cozinhar, é muito mais saudável, pois não usamos aqueles terríveis caldinhos prontos. Depois é só desprezar os pedaços, o caldo fica com um sabor incrível e com pouca gordura. Se acrescentarmos um talo de salsão e uma xícara de vinho branco nesse caldo ele ficará perfeito para fazer risoto.)
1 fio de azeite
1 cebola média picada
3 dentes de alho grandes picados
4 colheres de sopa de conhaque
5 conchas do caldo do cozimento do frango
1 xícara de ketchup
1 colher de sopa bem cheia de mostarda
2 colheres bem cheias de amido de milho dissolvidas num pouco do caldo do frango
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 gema
2 potes de iogurte natural ou 340 ml
1/4 de xícara de leite
1 xícara de champignon (opcional, eu não gosto e por isso não usei)

Numa panela grande coloque o fio de azeite e doure a cebola com o alho, adicione o frango e frite um pouco. Coloque as 5 conchas do caldo do frango, o ketchup, a mostarda, o conhaque, a pimenta e o sal. Deixe ferver até pegar bem o gosto, por uns 25 minutos mais ou menos no fogo baixo. Feito isso dissolva o amido de milho num pouco de caldo e despeje no frango, mexa té engrossar e deixe ferver mais um pouco.
Numa tigela misture muito bem a gema, com o iogurte e o leite e despeje no strogonoff, mexa bem, acerte o sal e sirva.

Obs- Se sentirem que o gosto esta muito azedinho, podem colocar uma pitadinha de açúcar que funciona muito bem, assim como no molho de tomate. Podem por não tem problema nenhum! ;)

Segundo a Ana Maria uma concha do strogonoff comum tem 380 calorias e esse aqui tem 120 calorias! Ou seja, um sonho mesmo! hahahahaha!
Não é para comer todos os dias, claro, mas quando bate aquela vontade de uma comidinha bem gostosa essa é uma boa opção para não enfiar o pé na jaca de vez! rs!
Eu guarneci o meu strogonoff com arroz integral e uma cenoura cortada em rodelas bem fininhas, a cenoura é bem legal porque substitui o crocante da batata palha, é muito gostosa também e muito mais saudável e combina muito!

Espero que gostem e façam mesmo!!
Bon appetit!
Beijos


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Era uma vez um frango xadrez? hahahaha!

Eu falo de frango xadrez e sempre me lembro do meu livro favorito quando criança.. Tinha um poema que começava assim "Era uma vez, um gato xadrez que morava em Xangai sem mãe e sem pai, que sorria amarelo com seu riso amarelo com seus olhos puxados um para cada lado..." e por ai vai! Nada a ver na verdade mas eu lembro! Hahahahaha! :P
E esses dias eu estava morrendo de vontade de comer frango xadrez, maaaas aqui custa muito caro e como eu gosto de cozinhar resolvi ler milhões de receitas e montar a minha receita de frango xadrez! :)
Muito fácil de fazer, como tudo o que posto aqui! Suja uma panela só e pronto! Fica muito gostoso! Fiz para meus pais e para o meu marido e eles aprovaram demais! ;)




Para fazer esse frango xadrez você precisará de:

700 g de peito de frango cortado em cubos médios
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 pimentão vermelho de tamanho médio, sem sementes e cortado em cubos
1 pimentão amarelo de tamanho médio, sem sementes e cortado em cubos
1 cebola grande cortado em cubos grandes
1 colher de chá de gengibre ralado
1 1/2 xícaras de chá de molho Shoyu
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
1/2 xícara de chá de amendoim torrado e sem casca

Lembrando que minha medida de xícara é de 240 ml.

Numa panela grande adicione o óleo de gergelim e deixe aquecer, coloque os cubos de frango e deixe selar. Não precisa dourar é só selar mesmo (até o frango passar da cor rosada para branco). Adicione os pimentões e frite por cerca de 3 minutos. Feito isso coloque a cebola e o gengibre e frite mais um minuto. Adicione o molho shoyu e a água e deixe ferver até o frango estiver bem cozido e o pimentão mais macio.
Dissolva o amido de milho num pouquinho de água e despeje na panela e deixe ferver até engrossar engrossar (se necessário acrescente um pouco mais de amido de milho). Prove o sal e coloque mais shoyu se achar necessário. Com o fogo desligado misture o amendoim e sirva com um bom arroz branco! Hmmmmmm, eu adoro!

Bon appetit!
Beijos!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Polpettone recheado! hmmm!

Estou aquiiii, pessoal e algumas semanas atrás eu vi essa receita de polpettone recheado no programa "Que marravilha" do GNT e salivei horrores! hahahahaha! O chef Claude Troisgros cozinha como ninguém, prende nossa atenção quando esta cozinhando que eu mal consigo piscar, rs, parece ser a simpatia em pessoa e tem um sotaque que realmente é uma marravilha! rs!
Comprei tudo e botei a mãe na massa, prato simples, prático de fazer.. misturou, fritou, botou no forno e pronto! O acompanhamento fica por sua conta.. uma saladinha, um macarrão ao sugo, um arroz branco ou um simples macarrão na manteiga como ele sugeriu e eu fiz! ;)





Polpettone recheado com cream cheese e muçarela - 

700 g de carne moída (Usei patinho)
5 fatias de pão de forma picadas e umedecidas no leite (Umedeça bem e depois aperte com as mãos para sair o excesso de leite)
1 cebola grande picada (usei a cebola roxa que é mais suave)
1 ovo
50 g de parmesão ralado
1 colher de sopa cheia de mostarda (usei a Dijon)
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
Salsa a gosto
Sal a gosto

É só misturar tudo até ficar homogêneo.

Recheio Polpettone-
2 colheres de sopa bem cheias de cream cheese
300 g de muçarela ralada

Misturar tudo até formar uma massa compacta e homogênea.

Faça um "hambúrguer"  grande usando as palmas das mãos, coloque boa quantidade de recheio no centro e cubra com mais carne, feche bem as bordas para o recheio não escapar quando for para o forno, vai ficar como se fosse um hambúguer gigante mesmo.
Modele todos e coloque-os numa forma. Leve para gelar por no mínimo 1 hora, feito isso é só empanar.
Passe o polpettone pela farinha de trigo, retire o excesso, passe no ovo e depois na farinha de rosca. Reserve, repita isso com todos os polpettones. Pré aqueça o forno a 180 graus.
Coloque 4 colheres de sopa de azeite oi óleo  numa frigideira e coloque os polpettones até dourarem.
Feito isso, disponha todos numa assadeira e leve-os para o forno por cerca de 30 minutos, se escapar o recheio não tem pro

Faça um molho de tomate do seu gosto, do jeito que esta acostumada mesmo!
Cozinhe o macarrão de sua preferência al dent, misture 2 colheres de sopa cheias de manteiga, sal a gosto e salsinha a gosto. 

Pronto! É só servir e se deliciar!
Bon appetit!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Uma delícia de macarrão!

Olááá! Que saudade do meu blog, rs! Andei meio sumida, estava viajando mas já estou de volta para compartilhar com vocês todas as delícias que preparo! ;)
Quem nunca experimentou um bom macarrão a carbonara não sabe o que está perdendo! É divino! Muito fácil de preparar, leva poucos ingredientes e geralmente temos todos eles em casa! 
Meu marido adora essa receita e quando ele enxerga ovos, bacon e parmesão na geladeira ele já pede para eu fazer! hahahahaha!!
Você pode usar o tipo de macarrão que preferir, se não tiver o parmesão para ralar na hora também pode usar aquele de pacotinho mesmo! Não tem desculpas para não fazer, é muito prático mesmo e vale a pena!



Macarrão a Carbonara -

500 g de macarrão (Usei o Penne)
150 g de bacon cortado em cubos pequenos
3 ovos inteiros
4 gemas
4 colheres de sopa de parmesão
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Numa frigideira frite o bacon em um pouquinho de azeite até ele ficar bem dourado e bem crocante. O segredo para ele ficar bem sequinho é não ficar mexendo muito.. deixe ele fritar bem, tem que ter paciência, leva uns 15 minutinhos para ficar pronto. Feito isso, reserve.
Numa tigela misture bem os ovos inteiros, as gemas, o parmesão, o creme de leite, o leite, o azeite, o sal e a pimenta. Bata bem até ficar um creme bem homogêneo. E nessa mistura também adicione uma colher de sopa do óleo da fritura do bacon. Misture bem e reserve.
Cozinhe o macarrão até ficar al dent e escorra. E pronto temos todos os passos para fazer esse macarrão.
Devolva o macarrão para a panela do cozimento e adicione o bacon com um pouco do óleo e deixe aquecer, abaixe o fogo e despeje a mistura de ovos nesse macarrão e com cuidado vá mexendo. O ovo não pode cozinhar demais, é só para esquentar e unir todos os ingredientes. Também o macarrão não pode ficar muito seco, caso isso ocorra adicione um pouquinho de leite. Acerte o sal e sirva logo em seguida, tem que comer assim que sai do fogo senão ficará ruim, rs! ;)
Você pode servir com um pouquinho mais de bacon e um pouco mais de parmesão! As lascas de parmesão ali da foto eu que fiz com o descascador de legumes! rs!

Bon appetit!!
Beijos!



sábado, 6 de outubro de 2012

Nada melhor que um doce de abóbora caseiro!

Esses tempos atrás resolvi me aventurar na cozinha e fiz um doce de abóbora cremoso com coco ralado! Nunca tinha feito na vida e só tinha visto minha mãe fazendo muitas e muitas vezes na vida e por coincidência é o doce preferido do meu marido!
Abóbora é extremamente versátil..é um fruto rico em vitamina A, cálcio e fósforo, pouco calórica e pode virar sopa, há quem coma com feijão, o tradicional doce, torta, já vi também a Palmirinha fazendo uma rosca recheada com o doce cremoso com coco e até as sementes podem (e devem!) ser consumidas! E é barato! Vale a pena investir! :)
Nesse doce o cravo da índia é tão importante que a abóbora , não existe doce de abóbora sem cravo, esse gostinho faz parte do gosto característico do doce!
Para esse preparo usamos a abóbora menina (achei lindo esse nome, rs) aquela que é "pescoçuda" , tem um formato alongado e a casca dela é verde clara rajada de branco! A ideal para esse doce! ;)
Eu achava que era tão difícil de fazer, mas é o tipo de receita que misturamos, colocamos na panela, esperamos e ta pronto! Para a minha primeira tentativa ficou muito bom, me lembrou o gostinho do doce da minha mãe! E eu aaaaaaaaaamo comer esse doce com um copo de leite bem gelado! Tudo misturadinho! Hmmmmm! :9




Doce de abóbora cremoso com coco-

1 kg de abóbora lavada, descascada e cortada em cubos médios
1/2 kg de açúcar cristal
2 pauzinhos de canela (opcional)
10 cravos da índia (indíspensável, rs)
1/2 xícara de chá de coco ralado grosso

Numa panela grande coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo médio mexendo sempre até a abóbora começar a soltar água e umedecer o açúcar (não precisa colocar mais água, só o que soltar da abóbora será suficiente). Feito isso, abaixe o fogo para o mínimo, e só mexa de vez em quando. Quando a abóbora estiver desmanchando e a calda mais grossa, que leva em torno de 40 minutos, você adiciona o coco ralado e deixa cozinhar por mais uns 15 minutinhos em fogo baixo. E já ta pronto, pessoal!! Só deixar esfriar, guardar em um pote com tampa e deixar na geladeira! A validade é de 1 mês mas eu duvido que dure uma 1 semana! hahaha!!
Vale MUITO a pena! É uma delícia.. tem gostinho de infância, cheirinho de casa de vovó! E por falar nisso, meus avós maternos, que eram os mais próximos de mim, amavam! Quando eu fiz me deu até uma nostalgia,  um apertinho no coração... lembro-me como se fosse hoje da minha mãe fazendo doce de abóbora e meu vô Mané comendo com leite, do mesmo jeitinho que eu gosto! Como saudade dói, né!

Obrigada pelas visualizações do blog, me impressiona a quantidade de visitas de outros países! Muito obrigada mesmo! Agora coloquei um tradutor ali do lado para facilitar a vida dos meus leitores russos, ingleses, alemães, americanos e por ai vai! rs!
Bon appetit!
Beijos, meus queridos!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Um clássico da confeitaria...

Quem nunca comeu uma torta de limão? Tenho certeza que todo mundo já provou uma pelo menos uma vez na vida! É um clássico, é a perfeita combinação do doce do merengue, com o azedinho do recheio e do crocante da massa! Hmmmm, salivei só de pensar! hahahahaha! 

Quando eu era menor, minha irmã Laila fazia muito isso em casa.. me lembro bem! Inclusive quando engravidei da Laura, eu assistia muito o programa da Palmirinha, que na época tinha um programa na Gazeta, minha mãe mandava eu não assistir pois eu não podia passar vontade! hahahaha! Mas não adiantava muito não e eu assistia sempre e um belo dia ela fez uma torta, que eu quase morri de vontade, salivei horrores assistindo aquela torta que tinha o nome de Torta nuvem de limão! Peloamor! Guardei essa vontade para mim e só dividi com o Henrique, que coitadinho, jamais conseguiria fazer essa torta!
Laila sempre teve um feeling muito bom, hahahaha, e sei la eu como desconfiou que eu devia estar com vontade de algo e conversou com o Henrique! E voa lá, fomos para Itu porque Laila iria fazer a receita e a tão sonhada torta iria sair da minha imaginação direto para minha barriga! hahahahahaha! Eu e Laura nem acreditávamos que iríamos comer essa torta, vi a Laila fazendo e nem aguentei esperar gelar, comi comi comi comi comi, comi de partir! Laura não iria mais nascer com cara de torta nuvem de limão! hahahahahahaha! Ela é um pouco diferente, vai chocolate branco em algum lugar, e foi a melhor torta de limão que eu já comi na vida! Muito obrigada, Laila... :')



Essa torta aqui da foto foi a primeira torta de limão que eu fiz (ela ta meio feiosinha mas ficou muito gostosa) e foi para levar num churrasco de um casal de amigos nossos!  Todo mundo amou, acabou em segundos! hahahaha! 
Tem vários tipos e jeitos de fazer essa receita, mas essa aqui é a clássica, a mais conhecida! ;)




Torta de limão - 
Massa-
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga ou margarina (usei margarina)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo

Lembrando que e a minha medida de xícara é de 240 ml! 

É só misturar tudo até ficar bem liso e homogêneo. Sove bem a massa. Cubra uma assadeira de fundo falso (+- 25 cm de diâmetro)  com a massa, pode usar as mãos mesmo e faça furos com um garfo por toda a massa. Cuidado para não deixar a massa muuuuito grossa, que ai não vai ficar muito legal! Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 15, 20 minutos ou até que ela esteja bem douradinha. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio - 
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1/2 lata de suco de limão Taiti (use medida da lata de leite condensado)

Misture tudo muito bem e leve por uns 15 minutinhos para a geladeira até firmar um pouquinho. Despeja sobre a massa que já deve estar fria e leve para a geladeira enquanto prepara a decoração.

Para a decoração- 
Merengue-
4 claras
400 gramas de açúcar

Bata as claras até começar a ficar em ponto de neve, e aos poucos vá adicionando o açúcar e bata até ficar bem firme.
Decore a torta como quiser, ali na foto de cima eu espalhei o merengue por cima e com uma colher de sopa fui fazendo picos. Simples assim.. se quiser que o merengue fique douradinho, esquente o forno até ficar bem quente e coloque a torta lá até dourar um pouco o merengue. Se não quiser é só finalizar bastante raspas e pronto! Leve a geladeira e deixe gelar por no mínimo 8 horas.

Obs- Raspe a casca do limão antes de espremer o suco que usará na receita, depois de retirado o suco fica muito mais complicado retirar as raspas. Reserve para depois finalizar sua torta!

Ficaram com vontade, né? Façam ai, é uma receita tão simples e barata! ;)
Bon appetit! ;)

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Uma combinação perfeita!

No mesmo dia que minha irmã e sua amiga vieram aqui em casa eu servi essa sobremesa que eu aprendi 15 minutos antes de fazê-la! hahahahaha!!
É chique, uma delicia, de preparo simples, barata e não é aquela sobremesa enjoativa, é leve, pouco doce, perfeita para servir depois de uma comilança para fechar com chave de ouro!
Só precisamos de banana nanica, açúcar, conhaque, suco de laranja e sorvete de creme! Mais nada e só com isso já temos uma super sobremesa que com certeza deixará seus convidados de boca aberta! Lud e Karine provaram e aprovaram! ;)



Banana flambada no conhaque com caramelo de laranja e sorvete de creme

Corte as bananas nanicas no sentido do comprimento, metade para cada convidado já é o suficiente. É a mesma porção da foto.

Caramelo de laranja- 

5 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de suco de laranja
1 concha de conhaque

Sorvete de creme para servir

Coloque somente o açúcar bem espalhadinho numa frigideira, em fogo baixo, até começar a caramelizar, vá mexendo um pouco para não queimar as partes que caramelizam primeiro, Quando o caramelo ja estiver pronto, com cuidado adicione o suco de laranja.. parece que não vai dar certo, como o caramelo esfria muito rápido devido ao suco ele cristaliza de novo e "empelota" mas é só ir mexendo, em fogo médio, que ele vai dissolvendo, se sobrar alguma "pedrinha" de açúcar, pode retirar e descartar. Adicione as metades da banana e deixe cozinhar por mais ou menos 1 minuto e meio de cada lado! Não pode cozinhar demais senão vai virar um purê de banana! rs!
Eu optei por flambar as bananas com conhaque, mas isso é totalmente opcional. Na receita original nem tinha esse processo, eu que incrementei um pouco. Lembrando que nesse processo o álcool da bebida evapora completamente e só fica o sabor! Se quiser flambar também eu faço assim.. usei a medida de uma concha cheia de conhaque, coloco numa concha de inox e levo diretamente para a boca do fogão, até a concha esquentar bem, dê uma leve "viradinha" na concha que pegará fogo, adicione calmamente nas bananas e deixe que pegue fogo até a chama apagar. Não tem muito perigo não, mas se não se sentir segura para fazer isso não faça, é melhor pular essa parte!
Se preferir não flambar ou flambando retire as bananas da calda e deixe a calda ferver mais um pouco até engrossar, virar um caramelo de laranja mesmo!

Corte as bananas na transversal, disponha da maneira como coloquei ali na foto, sirva com uma boa bola de sorvete de creme e com uma colher despeje um pouco do caramelo por cima, também pode polvilhar canela em pó ou até mesmo uma rama de canela, como eu fiz!
Um truque para o sorvete não sair deslizando pelo prato é só colocar umas pitadas de açúcar embaixo do lugar que a bola de sorvete deverá ficar que ela não vai sair deslizando e vai ficar paradinha lá! rs!

Podem fazer essa receita, que vale a pena, meus queridos!
Bon appetit!
Beijãoooooo