segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bacalhoada

Quem foi que disse que podemos comer bacalhau só no Natal? hahahaha! É tão gostoso, pena que o preço é salgadinho, mas as vezes esses supermercados fazem umas promoções doidas e eu achei meio quilo de postas de bacalhau por 9 reais no Extra, claro que se não achar alguma promoção assim pode-se fazer com aquelas lascas também que dará o mesmo sabor e ficará muito bom!!! Uma maravilha, trouxe pra casa e congelei, como minha mãe veio passear em minha casa e adora Bacalhoada resolvi botar a mão na massa e preparar para ela! ;)
Muito mais fácil do que eu imaginava de se fazer e sempre muito gostoso! Meu marido e minha mãe ficaram muito satisfeitos com o almoço e eu não gastei quase nada com isso! ;)


Para a Bacalhoada precisaremos de:

700 g de bacalhau (usei o dessalgado)
1 cebola grande cortada em fatias finas
1 kg de batatas descascadas e cortadas em fatias de mais ou menos meio centímetro
4 tomates cortado em fatias médias
2 pimentões amarelos sem sementes cortados em fatias finas
150 g de azeitonas pretas 
6 dentes de alho fatiados 
300 ml de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto 
Salsa a gosto

Primeiramente se você comprou um bacalhau que vem salgado, deixe-o de molho em água fria por 24 horas, trocando essa água de 3 em 3 horas. Feito isso, cozinhe o bacalhau somente em água até ele começar a desmanchar, retire da água e desfie da maneira que desejar.
Vamos para outro passo, coloque um fio de azeite numa assadeira e arrume as fatias de batatas sem deixar uma em cima da outra, tem que deixar tudo arrumadinho mesmo para elas dourarem por igual, coloque uma boa pitada de sal por cima e leve em forno bem alto (290 graus), deixe por 20 minutos e vire todas as fatias para dourar do outro lado também, não precisa cozinhar completamente porque depois de montado o prato voltará para o forno.
Nume frigideira coloque 4 colheres de sopa de azeite e coloque as fatias de alho para dourarem um pouco, muito cuidado para não queimar, senão ficará ruim, começou a dourar pode retirar do fogo e reserve o óleo dessa fritura que está cheio de sabor do alho. 
Com todos esses passos feitos e todos os outros ingredientes cortadinhos é só começar a montar. Escolha um refratário não muito grande, pois essas quantidades não renderá muito, servirá bem 4 pessoas. Coloque um pouco de azeite no fundo do refratário e faça uma camada de batatas, pode colocar todas as batatas, mais um pouco de azeite, as fatias de pimentão, uma pitada de sal e mais azeite, disponha as fatias de cebola e regue com mais azeite, coloque os tomates, uma pitada de sal e mais azeite, agora coloque um pouco das azeitonas, despeje o bacalhau desfiado, as fatias de alho, despeje aquele azeite que você fritou o alho, uma boa pitada de sal e mais azeite, nessa receita vai azeite sem dó mesmo, realmente vão 300 ml de azeite para ficar bem gostoso. Finalize com as azeitonas e com uma boa salpicada de salsa. Leve para o forno 180 graus por cerca de 30 minutos. 
Sirva com um bom arroz branco, só isso já basta para esse prato! ;)

Bon appetit!
Beijão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário